Na semana passada, durante a conferência anual para desenvolvedores I/O 2018 , o Google surpreendeu a todos quando anunciou que a próxima versão do seu sistema operacional chamado provisoriamente de Android P vai contar com ferramentas que ajudam os usuários a controlar o tempo que passam online. Agora, o Instagram sinaliza que está seguindo os mesmos passos ao confirmar que também está trabalhando numa ferramenta que vai mostrar quanto tempo os usuários estão gastando no aplicativo.
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A novidade foi revelada pela pesquisadora Jan Manchun Wong que, ao investigar os códigos do aplicativo para Android, encontrou uma nova opção que, segundo ela, deveria se tratar de um painel que mostra quanto tempo o Instagram ficou aberto, além de outras estatísticas de navegação do usuários no aplicativo segmentadas por dia, semana, mês, entre outras coisas.
Após a descoberta, o próprio CEO do Instagram Kevin Systrom foi obrigado a postar um tweet no qual confirma que a empresa está mesmo trabalhando nessa nova funcionalidade.
Ele contou que "é verdade, estamos construindo ferramentas que ajudarão a comunidade a saber mais sobre como eles usam seu tempo no Instagram — todo o tempo deve ser positivo e intencional."
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Num segundo tweet, ele ainda completou dizendo que "entender como o tempo online impacta as pessoas é importante e é uma responsabilidade de todas as companhias ser honesta em relação a isso. Queremos ser parte da solução. Eu levo essa responsabilidade muito a sério.”
O CEO, porém, não informou quando a novidade deverá estar disponível, se será apenas para sistema Android ou para iOs também e tampouco se manifestou sobre uma outra descoberta da pesquisadora a respeito de uma nova barra de comentários com emojis, que facilita selecionar uma das reações e atrelar a algum dos contatos.
Nova era de bem-estar digital
A intenção do Instagram de amplicar o bem-estar digital de seus usuários dá impulso para a consolidação de uma nova fase onde os usuários de internet estão mais conscientes dos impactos negativos que a vida digital pode causar e estão se tornando mais exigentes e críticos em relação às empresas de tecnologia.
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O próprio Instagram vinha sendo duramente criticado por ser uma das redes sociais que mais "sequestra a atenção" das pessoas sobretudo depois que implementou definitivamente a função stories em que as imagens e vídeos de seus contatos vão se sucededendo de maneira automática quase infinitamente.
A tendência foi relatada pelo CEO do Google, Sumar Pichai, que duranta a Google I/O 2018 chegou a declarar que após a FOMO (sigla em inglês para "medo de estar perdendo algo") agora existe também a JOMO (sigla em inglês para "prazer de estar perdendo algo").
Ele tocou no assunto pouco antes de explicar que o Google quer ajudar as pessoas a passarem mais tempo com a família, com a comunidade local e aproveitando melhor os momentos reais, ao invés dos digitais. Aparentemente, o Instagram também.
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